Quadrantes dos Quadrinhos, 02/12/05
26 notícias com texto final de Marko Ajdarić a partir do material publicado pelo Neorama dos Quadrinhos

 
 
 
1) Com 'Supermarket', Brian Wood - que já tinha criado um modo de redescobrir a América em quadrinhos, através da série 'Local' - vai abordar de frente o consumismo que assola a sociedade norte-americana, numa série de 4 gibis que deve começar a ser publicada pela IDW em fevereiro. O desenhista escolhido é o jovem Kristian Donaldson.
 
2) O USPS (o The United States Postal Service), a empresa americana de correios, vai lançar em abril de 2006 a 3ª série de selos comemorativos ligada ao universo Disney, com o nome de 'Art of Disney: Romance', e que incluirá estampilhas de Minnie, Mickey, a Dama e o Vagabundo, Cinderella e a Bela e a Fera. Uma outra série, intitulada 'DC Comics Super Heroes' que vai homenagear 9 super-heróis da DC: Aquaman, Batman, The Flash, Lanterna Verde, Arqueiro Verde, Hawkman, Supergirl, Superman e a Mulher Maravilha, e mais, Plastic Man, série atualmente muito bem conduzida por Kyle Baker. Esta série terá 20 selos: 10 com capas históricas e 10 com efígies dos personagens. O site oficial do Superman publicou uma antecipação destes selos. 
 
3) 'Draw Comics with Dick Giordano' é o nome do manual para iniciantes que traz 30 aulas de como desenhar do mestre Dick Giordano, ao preço de 20 dólares, lançado pela Impact Books.
 
 
4) A Reprodukt, um dos selos mais autorais da Alemanha, deu belas cores para a coletânea de 128 páginas de Supa-Hasi, o original coelho, de Mawil chamada: 'Das Grosse Supa-Hasi-Albumm', que ainda vem com 52 páginas de uma nova HQ de Mawil, mais um egresso do grupo Monogatari, e que é um dos autores independentes de maior sucesso entre os que marcam a nova geração de quadrinhistas de Berlim e da antiga Alemanha Oriental. Confira a arte da divulgação. Para 2006, a Reprodukt já anunciou novos álbuns de Chris Ware, Frederik Peeters, Manu Larcenet, Christophe Blain e da dupla Dupuy-Berberian, com seu Monsieur Jean.
 
 
5) A DC Comics informou que Gail Simone fará uma mini-série sobre Secret Six, grupo criado para a excelente série Villains United, uma das melhores novidades em super-heróis, este ano.
 
 
6) A Antarctic Press republicou, no formato de livro de bolso, uma coletânea dos 5 números da série Mighty Tiny, publicada originalmente em 1996, dando direito aos mais jovens de conhecer as aventuras dos ratinhos criados por Ben Dunn, o criador de Ninja High School e expoente da série Marvel Mangaverse, incursão da Casa das Idéias no mundo dos mangás.
 
 
7) Gary Spencer Millidge, editor e principal nome da Abiogenesis Press (também responsável por um tributo histórico a Alan Moore), está invadindo a Europa com a sua série autoral Strangehaven (já publicada na Itália pela Black Velvet), que passou a ser publicada, quase simultaneamente em Portugal (pela Devir de lá), na França pela Akileos e na Espanha pela Planeta de Agostini. Pelo comunicado, a série deve ser publicada  no Brasil a partir de 2006, e nossa óbvia suposição é que seja também pela Devir.
 
 
8) Warren Ellis publicou o 1º gibi da série 'Down' com desenhos de Tony Harris, pelo consorcio Image/Top Cow, em que a trama se desenvolve em torno de um policial que tenta detonar um cartel desde dentro.
 
 
9) A Headless Shakespeare Press publicou um novo álbum de Rick Geary, intitulado 'Blanche Goes to Paris', de 32 páginas em preto e branco e preço de 4 dólares. Neste novo título de sua série recomendada pelos mais exigentes críticos americanos, a personagem principal, a pianista Blanche Womack, troca idéias e experiências com Ernest Hemingway, Pablo Picasso e Gertrude Stein.
 
10) As primeiras aventuras de Lone Ranger, o Cavaleiro Solitário, do tempo da adaptação do rádio, vão voltar a ser publicadas nos EUA pela Dynamite.
 
 
11) Nos marcos da Feria Internacional del Libro de Guadalajara (a FIL), El Fisgón (psudônimo de Rafael Barajas), um dos mais destacados cartunistas mexicanos, lançou seu novo livro de pesquisa: 'El País del Ahuizote', em que se ocupa de estudar a relação entre a charge e o período de mais liberdades democráticas no México de 1872 a 1876. El Fisgón pretende publicar mais 3 livros sobre a história do humor do traço, mas já causou fundas doses de desconforto a alguns setores da intelectualidade local este ano, ao anunciar que um dos próximos títulos, 'Posada Mito y Mitote', vai atacar um dos mais importantes artistas do traço da história mexicana, José Guadalupe Posada, ao qual já nos referimos no Quadrantes dos Quadrinhos.   
 
12) O jurado do 22º BD Boum: Festival de Bande Dessinée à Blois, conferiu ao mestre italiano Lorenzo Mattotti o prêmio Grand Boum 2005, pelo conjunto de sua obra.
 

14) Um detalhe do roteiro do filme X-Men 3 (que deve estrear em 26 de maio de 2006) revelado esta semana é que Magneto vai invadir o presídio californiano de Alcatraz e libertar todos os prisioneiros. Uma cena que se bem realizada, com certeza, vai levara para as salas um grande número de espectadores que não são os habituais leitores da série. Um primeiro trailer deve estar disponível na segunda-feira.
 

15) A Companhia das Letras (que também brindou os brasileiros este mês com 'Santô...' a biografia em quadrinhos de Alberto Santos-Dumont por Spacca) finalmente fez chegar às melhores lojas e livrarias do Brasil 4 álbuns de Tintin (ou Tintim), de Hergé: 'O Ídolo Roubado', 'Os Charutos do Faraó', 'O Lótus Azul' e um dos melhores álbuns de toda a série, especialmente pelo desenho: 'A Ilha Negra'.

 
16) O desenhista brasileiro Greg Tocchini terá uma nova excelente oportunidade: ele vai desenhar a nova versão do Lanterna Verde, que terá destaque na programação de gibis da DC Comics. Ele vai assumir a tarefa de trazer de novo Kyle Rayner como alter-ego do Lanterna Verde.
 
17) Evian les Bains, na Alta Savóia, realiza a 11ª primeira edição do festival BD et Disques nos dias 14 e 15 de janeiro. Entre outros artistas, estarão presentes: Bob de Groot (Robin des Bois), Julio Ribera (O Vagabundo dos Limbos), Rodrigue (Coronel Clifton) e Albert Weinberg (Dan Cooper).

18) A Dargaud começou a publicar, na França, os tomos da reedição integral dos Peanuts, de Charles Schulz, organizadas pelo quadrinhista canadense Seth e originalmente editadas pela Fantagraphics, nos EUA, O 1º volume (1950-1952) saiu com 356 páginas ao preço de 26 euros.
 
19) O canguru YPS e seus amigos passaram no teste: depois do hiato de 5 anos, o teste realizado pela Ehapa/Egmont para a sua volta, com um gibi de 150.00 exemplares foi um sucesso (como torcemos no Quadrantes dos Quadrinhos): alemães de todas as idades vão voltar a encontrar a alegre revista de quadrinhos e outros assuntos nos quiosques a partir de março de 2006.
 
20) O canal de TV fechada Jetix anunciou que vai lançar, na Espanha, em janeiro, a Jetix Magazine, uma revista de 100.000 exemplares, dirigido a crianças de 7 a 12 anos, em que o carro chefe são os desenhos veiculados pelo próprio canal.
 
21) Os profissionais da gibiteria Lambiek, de Amsterdam, publicaram nada menos que 68 novas fichas biográficas, esta semana, na Comiclopedia, a maior base de dados do tipo, no mundo.

22) Com o título de 'Valerian: The New Future Trilogy', a iBooks tira os americanos de um atraso de décadas, ao publicar em um só volume, 3 HQs de Valérian, o agente espacio-temporal criado por Pierre Christin e Jean-Claude Mézières nos anos 60 e que foi o primeiro quadrinho de sucesso de público e crítica a ter no hyper-espaço um componente fundamental da trama.
 
23) O roteirista argentino Jorge Zentner (que indiretamente vai estar representado na nossa mostra trinacinonal de quadrinhos através de uma série de 3 desenhos da série Pampa que nos foi enviada pelo desenhista Carlos Nine) vai realizar um seminário de roteiros de um fôlego mais que considerável: o aprendizado vai durar de janeiro a maio de 2006, em Barcelona. Mais informações: jzentner @ terra.es
 

24) A Titan Books, uma das maiores editoras de HQs da Grã-Bretanha, vai lançar, em março de 2006, a quadrinhização 'Wallace and Gromit: a Pier too Far' assinada por Dan Abnett, que tem passagens por títulos como JLA, Star Trek, X-Men e - especialmente - pela revista inglesa 2000 AD.
 
25) Conforme pesquisamos e anunciamos, efetivamente o Salão Nacional de Humor de Ribeirão Preto (no estado de São Paulo) foi soterrado pelo descaso da prefeitura municipal, e não vai, mesmo, ser realizado este ano.
 
26) Para marcar 20 anos das tiras de Níquel Náusea (publicadas em Portugal pelo Diário de Notícias), o tirista brasileiro Fernando Gonsales está lançando o álbum comemorativo em 48 páginas 'Níquel Náusea: a Perereca da Vizinha', pela Devir (do Brasil) neste dia 5. 
 

27) A editora Melhoramentos obteve um acordo que vai permitir a distribuição de títulos do Menino Maluquinho, do Ziraldo, em português, em todos os Estados Unidos.
 
28) Como diria Alfred Neuman, nós ignoramos solenemente que uma editora de quadrinhos que se diz independente está fazendo auto-promoção sobre a ocupação militar do Iraque, o fato mais lamentável da semana.
 
ARQUIVO do Quadrantes dos Quadrinhos